Sábado, 12 de Maio de 2007

Vacíos Urbanos é o blog de um projecto de investigação da Universidade de Buenos Aires, promovido pela arquitecta María Jesús Huarte. Propõe a montagem de uma viagem pelos vazios urbanos daquela cidade, naquela que pretende ser uma experiência etnográfica e projectual para a construção do mapa complexo da sua composição conceptual e cognitiva.
Um trabalho em curso muito interessante que promove a reflexão sobre o espaço urbano e a sua fragmentação, com o objectivo de construir um processo para melhor compreender e agir sobre o território.
Vacíos Urbanos (Urban Voids) is the blog of a research platform directed by María Jesús Huarte from the University of Buenos Aires. This research proposes a journey through the urban voids of the city, as an intended ethnographic and project-like experience for the construction of the complex map of its conceptual and cognitive dimensions.
An interesting work in project that promotes the reflection on urban space and its fragmentation, as to establish a better understanding of the territory.
Isto parece-me fantástico! Nem tão o projecto de Buenos Aires do que a sua aparição no blogue da trienal. Porque?
Porque testemunha de um interesse por parte da organização da trienal por abordagens sensitivas e menos formais, que são indispensáveis e complementares à compreensão das situações construídas. E este interesse ainda não era exprimido como preocupação do evento* . Pior ainda, não encontra um grande interesse nas faculdades de arquitecturas portuguesas…
De facto, por aí fora, várias outras abordagens aproximam-se dá citada de Buenos Aires (que achou muito interessante). Por exemplo, mais perto de nos, o colectivo Stalker (com base na Itália) desenvolve há mais do que 10 anos pesquisas assim pela Europa toda!
Mas não precisa ir tão longe: no 2001, uma associação Portuguesa (a Extra]muros[ ) realizou em Marvila um evento chamado "Lisboa, Capital do Nada", que ofereceu um olhar sobre o vazio muito abrangente e sustentado pelas mais varias participações pluridisciplinar (artísticas como cientificas). Uma abordagem assim inovadora como socialmente responsável.
Ficou curioso de saber porque não saiu no site da trienal nenhuma referencia a este evento, que já há seis anos, colocava numerosas questões que vão ser debatida este verão nos vários pólos da trienal…
Mas afinal, já parece-me uma óptima coisa se a trienal de arquitectura pode suscitar interesse e debate também sobre estas abordagens (e não só pelas rigorosamente construtivas).
bom trabalho
* basta ver a maioria dos projectos vencedores do concurso "intervenção na cidade", que são projectos mais arquitectónicos do que cidadãos, e à escala do lote e/ou de lugares muito emblemáticos da cidade (salvo 2 ou 3 obviamente, como nomeadamente Investimento Imobiliários de Intervenção).
Comentar post