A Segunda Circular
Ateliermob - Arquitectura, Design e Urbanismo, Lda
A proposta:
A 2ª Circular é um eixo viário que se esgota de dia para dia. Embora procure funcionar como uma via rápida dentro da cidade, os frequentes congestionamentos, impedem que seja utilizada enquanto tal.
Ficamos assim, praticamente no centro de Lisboa, com um elemento urbano que se constitui como um muro para o normal funcionamento das malhas e do desenho urbano. Propõe-se o desmantelamento progressivo da 2a circular (assim que a CRIL estiver terminada), dentro de um tecido urbano que ao longo dos anos se poderá vir a sedimentar à custa da ocupação desse enorme vazio que rasga a cidade de Lisboa.
O que disse o júri:
Proposta que tem por mérito questionar o sentido da 2ª circular, o seu carácter agressivo e inultrapassável. Argumenta-se no sentido da sua domesticação, de lhe atribuir uma escala mais propensa a uma ideia de cidade em que habitação coexiste com circulação automóvel.
Contributo para uma reflexão:
Resgatar um espaço fracturante da cidade e devolvê-lo a um uso mais humano é o que se propõe nesta concepção do ateliermob. O local de intervenção é inesperado – referenciar o vazio de uma via rápida congestionada. É, afinal, do vazio funcional dessa falha urbana que se trata, da mega-rede viária que fractura o espaço contínuo de uma cidade mais desejada. Fica a interrogação sobre uma cidade para lá do automóvel, capaz de recompor o seu tecido funcional, reconstruindo e sedimentando o seu interior – e fazendo pensar que uma outra cidade é possível.
2nd Circular
Ateliermob - Arquitectura, Design e Urbanismo, Lda
The proposal:
2nd Circular is a major road axis that is overcrowded day after day. Although it is intended to work as a fast lane inside the city, that function is made impossible as a result of its frequent traffic congestions.
It becomes a wall inside the city centre. The proposal aims to progressively dismantle this urban road, regaining this enormous void that tears the city as part of the urban fabric.
What the jury said:
The proposal has the merit of questioning the sense of this major road axis, its aggressive and insurmountable character. An argument is made in the sense of its taming, attributing a more adjustable scale to the idea of a city where housing coexists with the road circulation.
Contribute for a reflection:
To recover the fractured space of the city and return it to a more humane use is what lies in this proposal by ateliermob. The location is unexpected – to reference the void of a heavily pressed fast lane. It addresses the functional void of this urban rupture, the mega-networks that shatter the continuous space of a more desirable city. It is an interrogation that lingers as a dream of a city beyond the automobile, capable of recreating its functional skin, of reconstructing from within – of wondering that another city is possible.