“LISBOSCÓPIO é uma arquitectura de espaço criada por Amâncio (Pancho) Guedes e Ricardo Jacinto. É um dispositivo efémero e móvel, cuja construção explora a utilização de matérias que anunciam a transformação da cidade.
No seu primeiro momento de concepção foi imaginado a habitar e ser habitado no Esedra. Posteriormente, formou-se como unidade de um corpo múltiplo que se fecha para viajar e se abre para mostrar, e ser experienciado noutros lugares. No sítio, LISBOSCÓPIO ocupa a sua geografia e redefine um lugar. O corpo-contentor anelídeo constrói-se com tubos, redes, telas e madeiras, reproduzindo-se, recriando-se e aparentando-se, sem alguma vez se constituir como igual.
LISBOSCÓPIO contém um pulsar sussurrado de uma cidade perscrutada que flui dentro do seu intricado sistema activo contínuo e fragmentado, comunicante e aberto. O espaço diáfano é ocupado por uma estrutura que se cria como matéria e espaço impulsores da experiência. Na passagem, os momentos de pausa exploram e desvendam uma funcionalidade simples que activa na experiência de habitar uma compressão do espaço e expansão dos sons que se propagam num movimento com desfasamento temporal. LISBOSCÓPIO poderá habitar-se como lugar, através de um estar performativo e resiliente, sendo o corpo um espaço da sua experimentação que sugere a passagem como tempo habitado sem territorialização.”
“LISBOSCÓPIO is an architecture of space created by Amâncio (Pancho) Guedes and Ricardo Jacinto. This is a temporary and mobile device, the construction of which explores the use of materials usually related to the transformation of the city.
It was first conceptualized to dwell and to be dwelled at the Esedra. It then became a multiple body unit that folds and collapses for travel and opens up to be shown and experienced in other places.
At the site, LISBOSCÓPIO occupies a specific geography and redefines the memory of a place. The folding container-body is built out of tubes, safety meshes, stanchions, joints, cables, disks, anchors, canvas and timber. It reproduces and recreates itself, without ever repeating itself.
LISBOSCÓPIO incorporates a whispered pulse of a scoped city that flows within its intricate and active system – continuous and fragmented, communicating and open. The diaphanous space is occupied by a linear structure of multiple forms, which is created as a possible experimentation to dwell. Through the passage, the stillness allows one to experience an existing spatiality. Thoughts can be heard, blown and exchanged in time-delay. The sounds flow while space is compressed.
One can dwell the concreteness of the sound piece or interplay with it to intensify the connectivity of the running thoughts.
Texto: Claudia Taborda