Dia da França na Trienal de Arquitectura de Lisboa: 13 de Julho de 2007
Descritivo (via Institut Franco-Portugais):
1 . Acolhimento do público no pavilhão francês da trienal
Durante este dia, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, será assegurado o acolhimento do público para permitir um intercâmbio sobre a exposição apresentada, responder a eventuais questões e dar, se necessário, informações sobre a arquitectura em França, sobre as escolas, a formação. Será igualmente posta à disposição do público documentação específica sobre estas matérias.
2. Visita guiada a 6 locais da exposição EXTRA-MUROS
Às 11:00, encontro marcado com os amantes da arquitectura para ver in loco 6 módulos da exposição EXTRA-MUROS, no centro de Lisboa: Clube "Music Box", Cafetaria do Museu do Chiado, Livraria “Ler Devagar da Galeria ZDB, Sociedade de Geografia de Lisboa, Clube "Ondajazz", Restaurante "VerdePerto". Um elemento do Serviço de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada acompanhará o grupo (40 pessoas, no máximo) e comentará as fotografias dos projectos expostos.
3. Conferência "Donner envie d'aimer / Dar Vontade de Amar"
Às 16:30, na sala perto do pátio central do Pavilhão da Trienal, terá lugar uma mesa redonda com Patrice Goulet (comissário da exposição EXTRA MUROS), Pierre-Marie Goulet (cineasta) e Mathieu Poitevin (arquitecto).
O filme de Pierre-Marie Goulet será apresentado no início da mesa redonda. O crítico Nuno Grande aceitou moderar o debate e apresentar um contributo no início do mesmo.
4. « Performance » de Germain Bourré, designer
O restaurante do Pavilhão da Trienal porá à disposição de Germain Bourré a sua cozinha e um cozinheiro para a confecção dos seus "archisablés" que serão servidos ao público em vários momentos do dia. Germain Bourré, inspirado no universo dos “sablés” das festas alsacianas, propõe um jogo de acumulação de formas. Uma arquitectura, uma cidade, uma colina são construídas. A prova e os sabores evoluem à medida que se avança para o centro das bandejas (do salgado para o doce).
5. Concerto de O’QueStrada
Às 18:30, o grupo franco-português O’QueStrada dará um concerto no Pátio do Pavilhão da Trienal. Estes artistas, uma cantora e quatro músicos, considerados por entre os melhores representantes das « músicas do mundo », oferecem um programa saborosamente “mestiçado”, poético e com imenso humor.
6. Jantar de Baile do 13 de Julho
Para o jantar e o tradicional baile do 13 de Julho, a comunidade francesa escolheu o Pavilhão da Trienal, o seu restaurante e o bar. Esta festa é organizada pelo Conselheiro dos franceses em Portugal, sob a presidência de honra de Sua Excelência o Embaixador de França em Portugal. Os participantes serão acolhidos das 20:00 à meia-noite, mediante apresentação de convite pago.
France’s Day at the Lisbon Architecture Triennale: July 13th, 2007.